O BemPerto® do Seu Amanhã é um programa exclusivo da Amgen®, destinado a pacientes em tratamento do câncer colorretal metastático, tipo RAS Selvagem.1
Os participantes recebem acompanhamento para que possam se sentir amparados durante o período de tratamento.
Abaixo, alguns dos principais benefícios.
Kit Boas-Vindas
Monitoramento Periódico
Kit Cuidados com a Pele
1. Vectibix® (panitumumabe). Bula aprovada pela ANVISA 01/11/2017.
O câncer colorretal, também conhecido como câncer do intestino grosso, em geral se inicia, quando células saudáveis no revestimento do cólon ou reto mudam e crescem fora de controle, formando uma massa chamada de tumor.1
É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.2
Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.2
Os pólipos podem ser facilmente diagnosticados com uma colonoscopia. Os pólipos se não forem tratados ou removidos, podem, com o passar do tempo, sofrer uma transformação para tumores malignos.1
Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer colorretal são:
Como estes sintomas podem ser provocados por outras doenças como hemorroida, infecções ou síndrome do intestino irritável, converse com seu médico para que a causa seja diagnosticada. Procure imediatamente o seu médico caso estes sintomas se tornem mais severos.
O câncer colorretal metastático afeta homens e mulheres e a estimativa de novos casos no Brasil em 2018 foi de 36.360, sendo:
Se alguns sintomas, resultados de exames de sangue ou avaliação física indicar um câncer colorretal, o seu médico irá solicitar exames adicionais para encontrar a causa, como sigmoidoscopia flexível, colonoscopia virtual, exame de sangue oculto nas fezes, imunoquímico fecal e DNA das fezes. Esses resultados, combinados ou não, podem detectar a presença de um câncer ou uma lesão pré-cancerígena. Se a biópsia confirmar o diagnóstico de câncer, o médico pode solicitar alguns exames de sangue para determinar a extensão da doença, como hemograma completo, enzimas hepáticas e marcadores tumorais.
Seu médico, também, poderá solicitar a realização de exames de imagem, como raios X do tórax, tomografia computadorizada, ultrassom, ressonância magnética, e tomografia por emissão de pósitrons, para verificar se a doença se disseminou para outras partes do corpo.
Metástase é a implantação de um foco tumoral à distância do tumor original, decorrente da disseminação do câncer para outros órgãos. O aparecimento de metástases ocorre quando as células cancerígenas se desprendem do tumor primário e entram na corrente sanguínea ou no sistema linfático, podendo circular pelo organismo e se estabelecer em outro órgão.
O estadiamento determina qual é a extensão da doença, onde ela está localizada, se ou onde se espalhou e se está afetando outras partes do corpo. Estas informações são fundamentais para que o médico tenha maior clareza sobre o estágio do câncer e escolha o melhor tratamento para o paciente.
Existem 2 tipos de estadiamento: "clínico" ou "patológico". O estadiamento clínico é baseado nos resultados de testes realizados antes da cirurgia, como exames físicos e exames de imagem. O estadiamento patológico é baseado no que é encontrado durante a cirurgia. Em geral, o estadiamento patológico fornece a maior quantidade de informações para determinar a real extensão da doença e o prognóstico do paciente.
Sempre pergunte ao seu médico em caso de dúvidas sobre o estágio do seu câncer.
Se você foi diagnosticado com câncer colorretal metastático, o seu médico irá apresentar as opções de tratamento a você. É importante que você pense cuidadosamente sobre cada uma das suas escolhas, avalie junto com seu médico os benefícios de cada opção de tratamento versus os riscos e questione sempre que tiver dúvidas.10
As opções de tratamento do câncer colorretal metastática depende da extensão da doença, porém os tratamentos padrão são:11
O objetivo da cirurgia é remover o tumor com uma margem de tecido saudável.
Os principais tipos utilizados para o câncer de cólon são a colectomia aberta e a colectomia laparoscópica assistida.
E para a cirurgia do câncer de reto são utilizadas técnicas como polipectomia e excisão local, ressecção transanal local, microcirurgia endoscópica transanal, ressecção anterior baixa, proctectomia com anastomose coloanal, ressecção abdominoperineal, e exenteração pélvica.
O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam o tumor.
Existem diferentes tipos de radioterapia para o tratamento dos tumores de cólon e reto, como a terapia com feixes externos, que é a técnica mais utilizada, e a braquiterapia, que utiliza fontes de radiações internas (a curta distância).
Na braquiterapia o material radioativo é colocado, por meio de instrumentos específicos, próximo à lesão tumoral.
A quimioterapia utiliza medicamentos para destruir células cancerígenas, geralmente, bloqueando sua capacidade de crescer e se dividir. A quimioterapia é sistêmica, o que quer dizer que ataca não somente as células cancerígenas, como também as sadias.
As formas mais comuns de administração da quimioterapia são por via intravenosa ou via oral. Ela é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo dura em geral algumas semanas. Os principais medicamentos utilizados no tratamento do câncer colorretal são 5: fluoruracila (5-FU), capecitabina, irinotecano, oxaliplatina, e a combinação de trifluridina e tipiracil.
A terapia alvo é um tipo de tratamento do câncer que usa medicamentos ou outras substâncias para identificar e atacar especificamente as células cancerígenas, provocando pouco dano às células sadias. Cada tipo de terapia alvo funciona de uma maneira diferente, mas todas alteram a forma como uma célula cancerígena cresce, se divide, se auto repara, ou como interage com outras células. Os medicamentos alvo funcionam de forma diferente dos quimioterápicos convencionais, e muitas vezes têm efeitos colaterais menos severos. As drogas específicas comumente utilizadas são o panitumumabe e cetuximabe para o receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) e o bevacizumabe e o aflibercepte para tumores que tem como alvo o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF). Para pacientes com câncer colorretal avançado pode ser usado também o regorafenibe.11
Quando você vive com câncer por muitos meses ou anos, os médicos geralmente o tratam como uma doença crônica (de longo prazo).
Assim como alguém com outra doença crônica, como diabetes ou insuficiência cardíaca, você precisa de tratamento.
É importante que você siga seu plano de tratamento para que ele funcione da melhor forma possível. Você também precisa de apoio para os desafios físicos, emocionais e mentais de viver com o câncer.
Converse com seu médico, ele te ajudará a entender qual o melhor tratamento indicado para você.
E lembre-se, nós estamos aqui, sempre BemPerto® de você!
1. Cancer.net. Colorectal Cancer: Introduction. Disponível em: https://www.cancer.net/cancer-types/colorectal-cancer/introduction. Acessado em: 13 de dezembro de 2018.
2. Instituto Nacional de Câncer. Tipos de Câncer: Câncer de Intestino. Disponível em: https:// www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-intestino. Acessado em: 13 de dezembro de 2018.
3. Cancer.net. Colorectal Cancer: Symptoms and Signs. Disponível em: https://www.cancer.net/cancer-types/colorectal-cancer/symptoms-and-signs. Acessado em: 13 de dezembro de 2018.
4. Global Cancer Observatory. Cancer Today. Disponível em: https://gco.iarc.fr/today/data/factsheets/cancers/10_8_9-Colorectum-fact-sheet.pdf. Acessado em: 13 de dezembro de 2018.
5. American Cancer Society. ColorectalCancer: Tests to Diagnose and Stage Colorectal Cancer. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/colon-rectal-cancer/ detection-diagnosis-staging/how-diagnosed.html. Acessado em: 13 de dezembro de 2018.
6. Instituto Oncoguia. Tipos de Câncer: Câncer Corretal: Diagnóstico do Câncer Colorretal. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/diagnostico/491/185/. Acessado em: 13 de dezembro de 2018.
7. Instituto Oncoguia. Tipos de Câncer: Câncer Corretal: Diagnóstico do Câncer Colorretal. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/exames-para-diagnostico-do-cancer-colorretal/1718/179/. Acessado em: 13 de dezembro de 2018.
8. Albert Einstein – Sociedade Beneficente Israelita Brasileira. O que é Metástase? Disponível em: https://www.einstein.br/noticias/noticia/o-que-e-metastase. Acessado em: 13 de dezembro de 2018.
9. Cancer.net. Colorectal Cancer: Stage. Disponível em https://www.cancer.net/cancer-types/colorectal-cancer/stages. Acessado em: 13 de dezembro de 2018.
10. American Cancer Society. Treating Colorectal Cancer. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/colon-rectal-cancer/treating.html. Acessado em: 13 de dezembro de 2018.
11. Instituto Oncoguia. Folhetos Oncoguia: Cancer Colorretal. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/folheto_download/8/. Acessado em: 13 de dezembro de 2018.
12. American Cancer Society. Survivorship: During and after Treatment. Disponível em: https://www.cancer.org/treatment/survivorship-during-and-after-treatment.html. Acessado em: 13 de dezembro de 2018.
13. Tua Saude: Colonoscopia: Como é feita a Colonoscopia e para que serve. Disponível em: https://www.tuasaude.com/colonoscopia/amp. Acessado em 22 de fevereiro de 2019.
14. Instituto Oncoguia. Câncer Colorretal: Diagnosticos: Exames de Imagem para Diagnóstico do Câncer Colorretal. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/exames-de-imagem-para-diagnostico-do-cancer-colorretal/1719/179/. Acessado em 22 de fevereiro de 2019.
15. Instituto Oncoguia. Tipos de Câncer: Tipos de Estadiamento. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tipos-de-estadiamento/4800/725/. Acessado em 22 de fevereiro de 2019.
Material destinado à orientação e distribuído exclusivamente aos pacientes participantes do programa de suporte. Material aprovado em fevereiro de 2019. PR-VEC-BRA-000070
FALE CONOSCO
0800 264 2273
De segunda à sexta, das 8h às 20h, exceto feriados nacionais
Um programa Amgen
Biotecnologia
© 2018 - 2021 Amgen Inc. Todos os direitos reservados.
OM-BRA-000288 - 06/2020. As informações contidas neste site são apenas informativas e não substituem qualquer orientação fornecida pelo seu médico. Todo e qualquer diagnóstico deve ser realizado por um médico.